Cyber Citizen Shockman Zero

Crédito: Divulgação/Ratalaika Games

No início de 1995 o Super Nintendo japonês recebeu um periférico bastante interessante. Chamado Satellaview, ele permitia que jogos, revistas e outros tipos de mídias fossem baixados via satélite e entre os títulos lançados apenas para ele estava uma criação da Masaya Games, um jogo chamado Cyber Citizen Shockman Zero.

Quarto e último capítulo da série Kaizō Chōjin Shubibinman, ele nos permitia escolher entre dois personagens, Raita ou Azuki e sua jogabilidade era uma mistura de beat ‘em up com jogo de plataforma com visão lateral.

Permitindo que duas pessoas joguem ao mesmo tempo, os protagonistas contam com estilos diferentes. No caso de Raita, ele agirá como um boxeador, desferindo golpes a curta distância, enquanto Azuki utiliza uma espada para acertar os inimigos. Um detalhe que achei bacana é a possibilidade de usar as armadilhas presentes nos cenários para causar dano àqueles que cruzarem o nosso caminho.

Cyber Citizen Shockman Zero conta a história do Dr. Gotokuji, um cientista que cria um poderoso motor e chama a atenção de uma gangue conhecida como B.B. Dan, liderada pelo Professor Jinguji. Assim, caberá à dupla de heróis percorrer oito fases para derrotar o vilão e restaurar a paz no local.

Cyber Citizen Shockman Zero

Crédito: Divulgação/Ratalaika Games

Funcionando como uma mistura de Mega Man com The Ninja Warriors, ele não conta com uma grande variedade de adversários, com o destaque ficando para as batalhas contra chefes e subchefes. Porém, mesmo esses oferecem pouco desafio e chegar ao final da campanha não será muito complicado.

Essa facilidade se deve a generosa oferta de itens que recuperam nossa energia, que surgem aleatoriamente após derrotarmos os inimigos, mas também por um sistema de evolução, que aumentará nossa resistência sempre que subirmos de nível. Assim, mesmo com a dificuldade aumentando conforme avançamos pelas fases, nosso herói também ficará mais forte.

Some a isso a possibilidade de retrocedermos o tempo e mesmo as pessoas com menos habilidade conseguirão chegar à tela de créditos. Ainda na questão dos recursos adicionais, você pode esperar o tradicional para esse tipo de relançamento, que são filtros que imitam telas CRT ou a capacidade de salvar o progresso a qualquer momento.

Também vale mencionar que pela primeira vez o jogo está disponível em inglês, o que certamente facilitará a vida daqueles que querem acompanhar o enredo.

Crédito: Divulgação/Ratalaika Games

Visualmente o Cyber Citizen Shockman Zero me agradou bastante, com seus cenários sendo variados e com muitos detalhes. Porém, foi a sua trilha sonora a parte que mais me agradou. Mesmo sem nunca ter jogado algo da série, quando me aproximava da parte final da aventura a impressão era de que cresci ouvindo aquelas músicas, tamanha a qualidade e a maneira como me fizeram lembrar de outros jogos da época.

Cyber Citizen Shockman Zero é o tipo de jogo que não possui um grande destaque, com seu enredo clichê e bebendo claramente de outras fontes. No entanto, ele consegue entregar uma experiência com personalidade própria, mas acima de tudo, ser bastante divertido.

O ideal seria que os quatro jogos tivessem sido lançados em um pacote, o que nos daria muito mais conteúdo, mas considerando o baixo preço pedido por ele, se você procura um jogo retrô para curtir com um amigo em um sábado chuvoso, pode apostar nesse aí.

O título está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4/5, e Xbox One/Series S|X.

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Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.