Eu adoro a série Mega Man. A ideia de podermos encarar as fases na ordem que quisermos e a possibilidade de ganhar o poder dos chefes após derrotá-los é algo que considero fantástico, poucas vezes aproveitado de maneira tão genial quanto na criação de Keiji Inafune.
Porém, os jogos estrelados pelo Bombardeiro Azul – principalmente aqueles lançados antes da série X – nunca foram muito acessíveis, com seu nível de dificuldade estando entre os mais temidos mesmo entre os jogadores que cresceram na década de 80.
Imagine então o que aconteceria se déssemos o primeiro jogo da franquia para alguns adolescentes que nunca o jogaram e que fazem parte do que muitos gostam de chamar de “Geração Checkpoint”? Pois foi o que fez o pessoal do canal REACT e o hilário resultado pode ser visto no vídeo abaixo.
Nele a molecada encara a dura tarefa de tentar jogar algo que não entrega tantas facilidades como a maioria dos games atuais e entre muitos comentários do tipo “tudo aqui pode me atingir!“, chama a atenção a surpresa de alguns ao acharem que passaram de fase após apenas concluir uma tela ou mesmo a frustração ao descobrirem que terão que enfrentar tudo de novo por terem morrido.
Para ser sincero, não tenho dúvidas de que também sofreria bastante se encarasse o Mega Man hoje em dia (o que por sinal preciso fazer urgentemente!), mas não escondo a pitada de satisfação que senti ao ver o choque de realidade que os adolescentes tiveram ao se darem conta do que que é um jogo realmente difícil.
Agora, fico imaginando o que fariam se lhes fosse dado o Ninja Gaiden ou o Battletoads, pois aí assim a coisa ficaria bem feia.
[youtube url=”http://youtu.be/njzAyjAFCMI” fs=”1″]