Este ano marca o 35º aniversário do lançamento do Apocalypse Now, filme que está facilmente entre os meus favoritos e para comemorar a ocasião, recentemente Francis Ford Coppola participou de uma palestra no Telluride Film Festival, onde falou um pouco sobre as dificuldades em fazer o longa metragem.
Tendo consumido o equivalente a US$ 110 milhões nos dias atuais, com o diretor se vendo obrigado a colocar dinheiro do próprio bolso para ver o projeto fosse concluído, as gravações passaram por uma série de problemas, muitos envolvendo o comportamento de estrelas como Marlon Brando e Dennis Hopper.
Ainda assim, o filme está repleto de passagens memoráveis e uma delas é a impactante abertura, que assim como o final, aconteceu quase toda apenas na base do improviso e somente agora Coppola revelou de onde surgiu a inspiração para uma cena tão fantástica.
“Eu estava andando com quatro ou cinco editores, apenas jogando conversa fora… Os barris estavam cheios de filmes que foram jogados fora. Lixo, basicamente… Cheguei em um barril e aleatoriamente peguei um pedaço de filme e o coloquei na Moviola. Havia muita fumaça, ocasionalmente você via um helicóptero passando, bastante abstrato. Sem muita razão, olhei para outra pilha e uma uma dizia ‘The End’, a música do The Doors. Eu disse, ‘Oh, não seria divertido se começássemos o filme com This is te end no início?’ Então foi um caso do destino ou apenas o acaso que me ajudou a iniciar o filme.“
Ok, talvez Francis Ford Coppola tenha realmente contado um pouco de sorte, mas não podemos ignorar todo o seu talento, assim como o do editor Walter Murch e do ator Martin Sheen, todos responsáveis por transformar este em um dos filmes mais fantásticos de todos os tempos.
[vimeo url=”http://vimeo.com/39118385″ byline=”1″]
Fonte: The Hollywood Reporter.