Recentemente a Valve lançou uma grande atualização visual para a nossa biblioteca no Steam e embora no geral o resultado tenha me agradado muito, existe um detalhe que passou a me incomodar desde que a mudança foi implementada.
O problema é que como agora os jogos são mostrado como se estivessem numa prateleira, o ideal serial que todos eles tivessem as suas capas devidamente apresentadas, o que além de deixar o programa com uma cara muito mais bonita, poderia até nos incentivar a jogar algo que está há muito tempo no nosso backlog.
Porém, como você pode ver no exemplo abaixo (neste caso mais precisamente com os jogos Driver San Francisco e Drakensang The River os Time), nem todos os títulos passaram por este tratamento, o que é lamentável. O que eu não sabia no entanto era que o Steam além de nos permitir alterar a imagem que será mostrada por cada jogo, ainda nos deixa configurar uma capa animada para eles.
Para aqueles que desejam deixar as suas bibliotecas muito mais atraentes, a boa notícia é que o processo de adição de artes customizadas é bem simples. Para realizá-lo basta seguir esses passo: clicar com o botão direito sobre a imagem de um jogo > Gerenciar > Definir Arte Personalizada. Depois você poderá escolher um JPG ou um PNG animado.
No caso das capas estáticas, elas podem ser encontradas facilmente no Google, já para as animadas a oferta não será tão grande. Por enquanto um bom lugar para ver se a capa que procura está disponível é este tópico publicado no Reddit. Também temos esta lista reunindo várias dessas capas animadas e se você não faz questão de vê-las se movendo, recomendo dar uma olhada neste arquivo.
Ok, não é um recurso que vá mudar a vida de ninguém, nem que será aproveitado pela maioria dos usuários do Steam. Ainda assim acho ele bem interessante e só lamento o fato de não podermos alterar a capa apenas clicando no nome do jogo na coluna da esquerda. Isso poderia facilitar bastante a tarefa para quem possui uma biblioteca muito grande, mas quem sabe tal possibilidade não seja adicionada no futuro.
Contudo, o que realmente me preocupa é o quanto isso poderá deixar o programa mais pesado e se as imagens que configurarmos não desaparecerão no caso de desinstalarmos os jogos ou o próprio Steam. No caso dos títulos acho que isso não acontecerá, já que podemos alterar a capa mesmo de games que não estiverem instalados. Já ao removermos o Steam, infelizmente só deverei descobrir quando precisar formatar o computador.