Apesar dos modos Carreira e FUT serem os preferidos de boa parte dos jogadores da série FIFA, um que acho muito divertido é aquele que tenta reproduzir temporadas enquanto disputamos partidas online. No fundo não passa de um ranking, mas que logo se mostra extremamente viciante.
Funciona mais ou menos assim: ao todos serão 10 divisões e obviamente iniciaremos na mais baixa delas. Então em cada uma teremos que fazer uma certa quantidade de pontos — que aumentará gradativamente — para subirmos para a próxima, sendo que ainda poderemos ser campeões caso batamos a meta preestabelecida.
Os jogos acontecerão com adversários aleatórios que também estejam buscando partidas online, fazendo com que cada partida deixe de ser apenas um amistoso e se transforme em uma competitiva disputa, seja para avançarmos para a próxima divisão, para ganharmos o título ou mesmo não sermos rebaixado.
Porém, existe um problema que acaba prejudicando bastante a diversão nas Temporadas, que é a incapacidade de algumas pessoas de lidarem com as derrotas. Jogadores mimados que parecem só se divertir enquanto estão ganhando de você e que quando percebem que serão superados, não fazem a menor cerimônia para recorrer ao ato mais covarde em uma disputa online, sair do jogo.
Depois de várias partidas disputadas neste modo, infelizmente tenho que dizer que foram muitas as vezes em que presenciei essa atitude e embora aqueles que desistem do jogo sejam punidos com derrotas, não deixa de ser frustrante ver o sujeito fugir com o rabo no meio das pernas, sem um pingo de dignidade.
O caso mais emblemático aconteceu numa das últimas partidas que deputei antes de escrever este texto, quando fui para o intervalo perdendo por 2×0. Após tomar um verdadeiro baile do meu adversário, voltei para o segundo tempo com a intenção de empatar a partida, já que tal resultado me levaria para a divisão seguinte, mas sabia que isso não seria nada fácil.
O jogo se arrastou com aquele placar até lá por volta dos 25 minutos, quando finalmente marquei um gol. Jogando melhor, parti para cima do meu adversário e consegui o improvável, o tão desejado empate. Mas eu queria mais, faltando menos de cinco minutos para o fim, consegui virar o placar e quando ia ser dado o reinício, o sujeito foi para o menu e de cara soube o que ia acontecer: o 02 pediu para sair!
Você pode até não acreditar, mas mesmo tendo recebido os três pontos pela vitória aquilo me deixou muito mais bravo do que se eu tivesse tomado uma goleada e me fez pensar no porque uma pessoa se dispõe a jogar algo competitivamente se ela não está pronta para aceitar a derrota.
Quem gosta de jogos de futebol sofre com esse tipo de comportamento desde quando as partidas online não existiam, com alguns perdedores reclamando do controle, da cadeira em que estavam sentados, do alinhamento dos astros… enfim, inventando as mais ridículas desculpas para terem sido superados, mas abandonar um jogo sem dúvida é o ápice da babaquice.
Ainda assim, continuarei disputando algumas partidas no modo Temporada, só para ver até onde consigo ir e com a esperança de que aqueles que estão nas partes mais altas da tabela pelo menos tenham aprendido a perder.
PS: Abaixo você confere a vitória que me garantiu o título da sétima divisão.