Como corresponder à expectativa dos fãs ao recriar um jogo que marcou época? Esta certamente é uma pergunta que os desenvolvedores devem se fazer a todo momento enquanto utilizam as novas tecnologias para revisitar um clássico e com a nova versão do Flashback: The Quest for Identity descobrimos que o saudosismo é realmente um sentimento perigoso.

Desenvolvido pela VectorCell e contando com a participação de seis profissionais que trabalharam na criação do original, entre eles o diretor Paul Cuisset, o remake é uma tentativa de melhorar algo que já era muito bom, mas que como era de se esperar, passa longe disso.

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Aproveitando muitas das características presentes no jogo lançado em 1992, como a jogabilidade em duas dimensões, o bom enredo e uma ótima trilha sonora que só se faz presentes nos momentos mais importantes, o jogo tenta se atualizar ao introduzir elementos como a evolução do personagem, diálogos dublados e um roteiro mais elaborado, mas é justamente aí que ele derrapa.

Desperdício
Durante a produção do remake foi dito que poderíamos jogar o original e embora isso seja verdade, infelizmente o clássico só está disponível através de um fliperama localizado no menu principal. O problema é que por causa desta péssima ideia não podemos aproveitar o jogo em tela cheia e mesmo o som é bastante abafado, o que o torna dispensável.
Sem conseguir que a história se torne mais interessante do que já era e ainda por cima fazendo do protagonista Conrad B. Hart um personagem canastrão, sempre encaixando uma piadinha aqui ou ali, o que realmente me fez lamentar foi a irrelevante mecânica que nos permite escolher quais aspectos do herói podemos modificar, já que isso praticamente nada interfere em seu desempenho.

Em relação a parte visual, há de se reconhecer que a Unreal Engine 3 ajudou o estúdio a fazer um ótimo trabalho, mas desde o início me incomodou a sensação de que no original a movimentação de Conrad era mais realista do que nesta nova versão, o que é no mínimo irônico.

Apesar de todos esses problemas, não diria que o novo Flashback é um jogo ruim. Ele pode até não estar no mesmo patamar do clássico lançado há mais de 20 anos, mas nem por isso o consideraria desprezível e penso que tenha seus méritos, nem que seja para apresentar à nova geração um dos melhores jogos já feitos.

Como um grande fã do Flashback: The Quest for Identity, acho que vale a pena conhecer o seu remake, até para constatarmos o quão espetacular era aquele jogo e o quanto a frente do seu tempo ele estava.

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Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.