Praticamente um ano após o lançamento do Volume 1, a ININ Games retorna com o Irem Collection Volume 2 e os jogadores que gostam de shoot ‘em ups e run and guns ganharam mais um bom motivo para comemorar.
Com versões para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S|X, essa coletânea traz quatro jogos lançados na década de 90, sendo que um deles é uma adaptação para o Super Nintendo. Sem mais delonga, vamos a uma breve descrição de cada um:
- Air Duel – Começando pelo mais antigo do quarteto, Air Duel é um shmup de progressão vertical em que podemos controlar um avião ou um helicóptero, com a diferença não ficando apenas no visual. Enquanto o primeiro atira apenas verticalmente, o segundo pode atingir os inimigos na diagonal e um detalhe interessante é que podemos trocar de aeronave entre as fases.
- GunForce: Battle Fire Engulfed Terror Island – Seguindo o estilo da série Contra, o jogo nos coloca para salvar o mundo de uma inteligência artificial e nele não teremos apenas trechos a pé, podendo pilotar desde motos até helicópteros.
- GunForce II – Conhecido no Japão como GeoStorm, essa continuação apareceu apenas nos fliperamas, fazendo com que sua presença no Irem Collection Vol. 2seja a primeira vez que o jogo chega aos consoles.
Há alguns detalhes sobre cada um dos jogos que merecem ser mencionados. O primeiro deles é que, até por todos terem nascido nos arcades, você deve esperar um nível de dificuldade bastante elevado. No caso das versões para aquela plataforma, felizmente podemos contar com “fichas infinitas”, mas se quiser terminá-los sem recorrer a essa facilidade, prepare-se para passar por um longo treinamento.
Além disso, antes de começar cada partida é possível optar por um modo menos punitivo, onde contaremos com uma opção para retroceder a ação e assim corrigir os erros. Porém, ao jogar desta maneira perderemos acesso ao desbloqueio de troféus ou conquistas nos consoles da Sony e Microsoft, respectivamente.
A Irem Collection Vol. 2 ainda conta com um placar global de pontuação e recursos típicos dessas coletâneas, como trocar o papel de parede ou usar filtros que imitam telas de tubo. Já trilhas sonoras, curiosidades ou entrevistas com a equipe que criou o jogo, infelizmente tais conteúdos não foram incluídos.
Quanto aos jogos em si, as emulações são boas, com os títulos funcionando assim como foram lançados originalmente. Isso torna mais interessante a inclusão da versão do GunForce para o Super Nintendo, já que ela demonstra o quão inferior o jogo ficou no console. Por isso recomendo que ele seja testado antes de jogar aquele que saiu para os fliperamas, pois a diferença de qualidade é muito grande.
Também chamou minha atenção como o segundo jogo da série ficou muito mais bonito, com o nível de detalhes visual saltando aos olhos. Porém, a principal qualidade do GunForce II acaba servindo também como seu maior defeito. Isso porque, ao nos entregar personagens tão grande e tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, se torna difícil desviar dos ataques, o que faz com que sua dificuldade seja ainda maior.
No geral, a Irem Collection Volume 2 é mais uma boa coletânea lançada pela ININ Games e Tozai Games, mas que peca por não trazer novidades significativas. Se você gosta dos jogos incluídos neste pacote ou mesmo busca uma maneira legal de obtê-los, não há muito o que reclamar aqui.
Agora minha expectativa é saber quando a terceira e derradeira parte desta série de coletâneas sairá, com a torcida para não termos que esperar mais um ano para isso acontecer.